fbpx
Blog

Decoração: menos é mais e mais por menos (parte 2)

Curtiu o post anterior? Acompanhe aqui a continuidade com mais opções inovadoras e pouco custosas que você pode aplicar na decoração da sua casa.

Como abordado no post da última semana sobre decoração –Acesse clicando aqui caso queira ler a parte 1– deixar a casa nova confortável, agradável e com cara de lar nem sempre é prático e pode custar mais do que se espera.

Felizmente, certas novidades arquitetônicas conseguem oferecer opções mais acessíveis e sustentáveis para a reforma da casa e ainda aberta a possibilidades de mudanças eventuais. Vamos conferir?

Papel de parede

Além do forrorama e da pintura, outra opção é o papel de parede. Pode parecer uma solução que remete a decorações antigas, como reformas de quartos e salas nos anos 70, porém esse artifício já conta com novas tecnologias e alternativas bem adequadas aos dias de hoje.

Com durabilidade, preço acessível e capacidade de alterar drasticamente o ambiente, o papel de parede é excelente para deixar a criatividade tomar conta na hora da reforma. Vários temas já estão disponíveis no mercado e a manutenção do produto não causa sujeira de obra e não exige grandes esforços.

Quarto com decoração de papel de parede
Foto: Rayanne Pinheiro

Iluminação

É incrível o que um jogo de luzes pode fazer em um ambiente. Uma mera troca de lâmpadas pode transformar uma sala aconchegante em um bom escritório de trabalho. O posicionamento e a quantidade de luz tem poder de aumentar o espaço, disfarçar imperfeições e definir as funcionalidades de um cômodo.

Uma opção em alta agora para ambientes que não exigem grande iluminação é a lâmpada com filamento de carbono, por exemplo. É esteticamente autossuficiente (não exige uso de luminárias) e, devido à demanda, está com preço cada vez mais acessível no mercado.

Além dessa, existem inúmeras outras possibilidades de reformar através da iluminação, inclusive com a luz solar. Janelas e posicionamentos estratégicos dos móveis são o segredo para o bom proveito desse meio.

Tronco suspenso com lâmpadas formando uma luminária.
Fonte: Pinterest

Sanca e roda teto de isopor

Surpreendentemente, é uma solução mais usada do que se pensa. Belos acabamentos nos quais você provavelmente já reparou em ambientes comerciais e residenciais eram apenas filetes de isopor com cobertura de tinta.

Essa opção, além de bastante acessível, é de alta durabilidade, não exige manutenção constante e sua aplicação é simples e limpa. Devido a todas as vantagens que proporciona, é um produto também bem difundido no mercado.

sanca branca em imagem aproximada
Fonte: Pinterest

Vegetação

Plantas são grandes parceiras da decoração a preço acessível e da reforma express. Com alternativas de todos os tamanhos, monumentais, floridas e das mais variadas cores, proporcionam contato com a natureza e energia leve e fresca sem precisar de grandes alterações no ambiente.

Uma opção bem visada é o jardim vertical ou parede viva, que consiste em um grande quadro verde de vegetação que vai do chão ao teto. Apesar de exigir manutenção, não é algo que toma um tempo inviável, principalmente se for feita uma escolha inteligente das plantas, que não exigem irrigação constante, drenagem e poda.

Pequenos vasos formando uma composição na parede também é uma possibilidade. Essa alternativa oferece a oportunidade de cultivar uma pequena horta em casa que, além de prover temperos orgânicos aos amantes da culinária, fica muito bem na decoração.

Decoração de quarto com jardim vertical na parede.
Fonte: Pinterest

 

Escrito por Olívia Pacheco de Souza

 


Related posts

Compartilhe por email!