Imagine chegar em casa e através de um clique ou comandos pré-programados, a luzes acenderem, a casa estar arejada porque as janelas se abriram, ao notar sua presença na soleira a porta abrir para você, enquanto isso sua banheira já está te esperando com água quente para você relaxar depois de um dia cheio de trabalho. Imaginou? ! Viu-se num filme de hollywood? Porém isso está ao seu alcance! Aqui vamos listar os benefícios de ter uma casa automatizada:

O que é automação residencial?

A idéia surgiu nos anos 80 e sua proposta era apenas controlar a climatização do ambiente, segurança e iluminação utilizando-se de componentes interligados em uma central de controle. Porém o avanço tecnológico permitiu aplicar outros recursos, e agora a automação residencial abrange casas, escritórios ou até prédios inteiros, que por meio  de sistemas inteligentes e integrados você consegue gerenciar e monitorar sua residência ou escritório através de aplicativos e alguns cliques em seu smartphone ou tablet.

Mas quais os benefícios que essa praticidade vai trazer a você? Listamos alguns abaixo:

Confortabilidade às mãos

A situação que listamos acima é um dos exemplos de conforto, porém, há outras coisas que você pode fazer como, quando voltando de viagem, programar para suas janelas abrirem e dar uma arejada na casa fechada, controlar a intensidade da luz de acordo com a claridade natural do ambiente dando uma sensação aconchegante naquele jantar a dois, aquecer a piscina para um mergulho em dias frios, moderar a temperatura da jacuzzi para relaxar depois de um dia intenso de trabalho. 

Segurança em alguns cliques

Aqui seu apartamento de alto padrão ou casa de luxo podem ser monitorados por você além das empresas de segurança, hoje sistemas de vídeo em tempo real te permitem inibir visitantes indesejáveis e até invasores quando você aciona o dispositivo de luzes automáticas. Além disso a segurança doméstica também é englobada com sprinklers programados caso haja alguma incidência de fogo ou fumaça.

Economia e ecologia

Em uma casa inteligente não poderia faltar economia, como já dissemos, você poderá controlar a iluminação, isso te dará a possibilidade de economizar energia elétrica, além disso por meio de sistemas inteligentes você poderá monitorar o consumo de água, ajudando a evitar contas exorbitantes. Alguns dispositivos oferecem até descontos nessas contas.

Conveniência e praticidade

Com automação residencial, realizar tarefas de rotina automaticamente é uma das coisas que torna sua vida prática. Muitos aparelhos são compatíveis entre si e você pode definir diferentes processos entre os dispositivos para automatizar atividades domésticas regulares. Por exemplo, você pode configurar as fechaduras para ativarem a iluminação quando você girar a chave na porta da frente. 

Valorização do imóvel

Por fim, uma residência automatizada também é um imóvel valorizado, por exemplo, se sua intenção não é morar no lugar investido, poderá agregar valor ao ambiente e impressionar os potenciais clientes e usuários do local. Gostamos de conforto e a automação residencial traz isso a que se utiliza dela, mas, além disso haverá segurança e praticidade, ou seja, um prato cheio para o investidor.

Se automação residencial é o que você procura neste momento podemos te ajudar a encontrar imóvel de alto padrão  ideal e automatizado, entre em contato conosco, será um prazer ajudar.

Gostou do nosso conteúdo sobre automação residencial? Aproveite e siga-nos no Instagram e Facebook para acompanhar as novidades da Maisonave!