Uma casa sustentável possui soluções para amenizar os impactos ambientais, mas será apenas isso? Já dissemos em nosso artigo sobre Automação residencial. O que é e quais os benefícios o quanto possui vantagens no aproveitamento de luz solar com placas fotovoltaicas e central de reaproveitamento das águas da chuva. Mas o que verdadeiramente torna uma casa sustentável sua melhor opção de investimento?

Qual é o conceito e o que pode ser considerado uma casa sustentável? Quer saber mais sobre? Continue lendo nosso artigo!

Afinal o que é uma casa sustentável?

A definição de casa sustentável varia de autor para autor, mas podemos defini-la como uma construção que não desperdiça seus recursos naturais. Não só isso: todos esses recursos naturais e energéticos da casa, como água, luz e alimentos do dia a dia, são usados ​​de forma racional, para que seu potencial possa ser aproveitado ao máximo atendendo às necessidades dos moradores.

Investir em casa sustentável foi uma das soluções descobertas por pesquisadores da área em meados de 1970. Após a crise do petróleo, a tendência de projetos ambientalmente sustentáveis ​​começou a crescer.

Na década de 1990, esse conceito ganhou maior força e atraiu a atenção de muitos órgãos internacionais – eles passaram a buscar soluções para a construção de prédios civis. 

Foi na mesma década que o Reino Unido criou o BREEAM, que representa o método de avaliação ambiental da Building Research Organization (BRE). A entidade passou a usar selos de responsabilidade sustentável para certificar propriedades. 

Atualmente, diversos projetos voltados para a redução do impacto ambiental podem ser encontrados. Apesar disso, os profissionais da área ainda consideram o conceito de moradias sustentáveis ​​relativamente novo e buscam aumentar o número desses empreendimentos.

E quais as vantagens de uma casa sustentável?

Bem-estar

Bem-estar que gera uma vida saudável para o corpo e a mente é a maior vantagem de ter uma propriedade sustentável. 

A casa sustentável não é boa apenas para o meio ambiente, mas também para as pessoas que nela vivem. Um local com muito som, ar puro e muita luz se tornará um paraíso para descanso e aconchego, o que pode melhorar o sono e o humor do dia, mesmo depois de uma rotina cheia de trabalho e trânsito.

Economia

Economia faz bem ao bolso de qualquer pessoa. Por exemplo, uma casa com caixa d’água pode armazenar cerca de 5.000 litros de água da chuva, que pode ser utilizada para lavar roupas, louça ou banheiros. Só com essa medida será possível reduzir o consumo em até 70%. 

Em casas com placas fotovoltaicas, a redução na conta de luz também é de até 95% no seu bolso.

Reaproveitamento de ambiente e materiais certificados

A concepção de projetos sustentáveis ​​leva em consideração uma série de fatores que trazem benefícios aos moradores, entre eles a ventilação no interior da propriedade, para que o ar fique mais limpo e livre de poluição. 

O engenheiro seleciona cuidadosamente todos os materiais usados ​​na construção consciente. Uma casa sustentável não usará nenhuma substância que libere poluentes no ar.

Valorização do imóvel

Construções sustentáveis ​​podem durar cerca de 50 anos. Portanto, obviamente, depois de receber as manutenções e cuidados necessários, podemos dizer que o investimento vale muito a pena.

Mesmo que o valor seja um pouco maior que os empreendimentos,  aos inúmeros benefícios e economia que tem a médio e longo prazo, ainda vale a pena investir na construção de uma casa sustentável

Considerando uma casa de 100 metros quadrados, estima-se que a diferença entre uma casa construída de forma consciente e uma casa construída de forma tradicional é de cerca de 10% a 11%.

Porém, a água e a eletricidade economizadas ao longo dos anos farão com que essa diferença volte ao bolso do comprador em apenas 10 anos. E se eventos climáticos forem favoráveis, como luz do sol e direção do vento, o tempo pode ser reduzido ainda mais.

Hoje, vemos que muitas pessoas estão preocupadas com a proteção ambiental. Mesmo que não estejam 100% conscientes, adotam soluções simples que seguem o caminho do desenvolvimento sustentável em suas famílias.

Na hora de comprar uma casa nova, você quer que ela seja perfeita. Isso pode fornecer o conforto que deseja e se tornar sua base de descanso. Então, por que não investir em coisas que são boas tanto para você quanto para o planeta? Pense nisso ao procurar um imóvel para investir.

Se é uma casa sustentável que você procura neste momento podemos te ajudar a encontrar, entre em contato conosco, será um prazer ajudar.