Você também tem dúvidas sobre se, nos dias de hoje, vale a pena comprar imóvel ou morar de aluguel? Diariamente recebemos muitas pessoas com essa mesma incerteza.

Pensando nisso, trouxemos para você 7 motivos que evidenciam o benefício de fazer esse investimento e adquirir o seu imóvel próprio.

Vamos lá?

Comprar imóvel, vale a pena investir?

Quem planeja o futuro sabe que cada pequena decisão precisa ser bem pensada e analisada.

Mas comprar imóvel, seja casa ou apartamento, não é uma pequena decisão. E sim um grande passo, que requer planejamento pessoal e financeiro.

No entanto, em meio de tantas opiniões, é comum se ouvir falar sobre a compra de imóveis não ser uma boa opção. E no que acreditar, afinal? Bom, eu diria que, a não ser que você queira viver para sempre de aluguel, isso é verdade.

Mas se esse não é o seu caso e você está pensando em comprar o seu imóvel, veja aqui 7 reais motivos que provam os benefícios de fazer esse investimento. 

7 motivos para investir no seu imóvel

Comprar um imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Não é a toa que o mercado imobiliário tem tido um crescimento surpreendente. 

Só em 2018 houve um aumento de 30% na compra e construção de imóveis (dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, divulgados em fevereiro).

Isso mostra duas coisas: primeiro, que o brasileiro está conseguindo realizar o sonho de adquirir o seu próprio imóvel e, segundo, que está aprendendo a investir com sabedoria, porque é isso que significa comprar um imóvel.

Sair do aluguel

O primeiro grande benefício de comprar um imóvel próprio é, sem dúvida, a realização de um sonho. Estamos falando de sair do aluguel para sempre.

Hoje em dia, com os preços cobrados por muitos proprietários, as prestações de um aluguel podem muito bem ser investidas para quitar as prestações do seu financiamento imobiliário.

“Mas morando de aluguel eu posso me mudar quando quiser, se precisar…”.

Ouvimos isso de muitas pessoas, mas a verdade é que, se você comprar o seu imóvel e, futuramente, resolver se mudar, também pode – e não será afetado financeiramente por isso.

O motivo é simples: você poderá alugar ou até mesmo vender o seu imóvel e recuperar o dinheiro investido (ou até mais!). Falaremos sobre isso em breve.

Segurança

Comprar imóvel é benéfico por uma razão muito simples: além de sair do aluguel, estamos falando de segurança.

De modo geral, investir no seu próprio imóvel envolve correr um risco praticamente nulo. Isso acontece porque, além de sair do aluguel, o seu imóvel tende a valorizar ao longo do tempo. Inclusive, esse investimento está entre os de menor risco no mercado.

É só pensar: todos precisamos de um lar para morar, tomar banho, descansar, entre outras coisas. E, se você não adquirir o seu, terá que pagar o valor em aluguel mensalmente para outra pessoa – algo que nunca será 100% seu.

Com a sua casa ou apartamento próprio, você não corre o risco de ter uma quebra de contrato e precisar procurar outro lugar para morar, quando menos esperar. Entre outras eventuais dores de cabeça.

Investimento para o futuro

A partir do momento que você compra imóvel, estará livre do aluguel. Mas não é só isso: estamos falando do aumento do seu patrimônio! Seu dinheiro estará lá, sendo investido.

Por conta disso, comprar um imóvel é um investimento futuro.

Em 2019, por exemplo, a inflação começou abaixo de 4%. O que significa que, para quem comprar imóvel ainda este ano, as chances de ter um bem valorizado acima do esperado são grandes. 

Antes de fazer a sua compra, no entanto, pesquise. Opte por opções com grande possibilidade de valorização acima da média. Se precisar de ajuda, fale com a gente.

Seu imóvel do seu jeito

Viver em uma casa ou apartamento de aluguel oferece oportunidades de personalização limitadas. E, caso você queira deixar tudo do seu jeito, ainda corre o risco de receber uma multa por isso (cada pequena mudança precisa ser autorizada previamente!).

Com o seu imóvel próprio, isso não acontece. E convenhamos: viver em um lugar com a sua cara, não tem preço.

Estamos falando de decorar do seu jeito, construir, mudar e personalizar como, quando e quantas vezes você quiser. Opções que são muito limitadas quando você é um inquilino – e ainda ficarão para o proprietário ou futuro morador, caso você deixe o imóvel.

Uma palavra que definiria bem é: liberdade

Estabilidade e tranquilidade

Morar de aluguel significa ter uma terceira pessoa que será a proprietária do imóvel onde você reside e que pode, a qualquer momento, solicitar quebra de contrato, aumento de aluguel, multa, entre outras coisas.

Quanto custa para você não ter dor de cabeça e ser dona do seu próprio lar? Esse, sem dúvidas, é um bom motivo para investir no seu imóvel.

Liquidez

Ter seu próprio imóvel significa também ter uma potencial fonte de renda, considerando que o seu dinheiro está sendo bem aplicado.

Nenhum de nós está livre de mudanças e esse é um ponto que não deve se esquecido. Mas no momento que o seu patrimônio tem liquidez, ou seja, pode ser alugado ou vendido com facilidade, se transformando em dinheiro fácil, isso não será um problema para você.

Segurança, durabilidade, valorização e rentabilidade, aliados a liquidez, são motivos reforçam os benefícios em adquirir o seu próprio imóvel.

Facilidade de compras

Há uns 20 anos atrás comprar um imóvel era muito mais difícil do que é hoje, principalmente para jovens e famílias de baixa renda.

Hoje, no entanto, as condições de pagamento e financiamento estão facilitando o sonho da casa própria para muitos brasileiros. E essa facilidade está fazendo com que muitos consigam comprar o imóvel dos sonhos.

Você também está pensando em investir o seu dinheiro com segurança e no seu futuro? Agora pode ser o momento certo para realizar o seu sonho da casa própria.

Fale com um de nossos corretores de plantão. Acesse nosso site ou entre em contato pelo número (48) 3025-3100 ou (48) 99925-3100 e vamos juntos encontrar o seu imóvel ideal.