Em momentos de crise muito se comenta sobre a especulação imobiliária. Você já ouviu falar nesse termo? A especulação imobiliária afeta em cheio o mercado e os negócios, por isso, se você possui interesse em entrar no ramo de investimentos imobiliários, ou mesmo deseja vender um imóvel de alto padrão, a leitura desse artigo é essencial. Confira! 

Como funciona a especulação imobiliária? 

Este termo é utilizado no mercado imobiliário quando é comprado ou adquirido bens imóveis, porém não há apenas a necessidade de habitar o imóvel. É como se fosse uma aposta no investimento, e desde o início o investidor tem o objetivo de vender ou alugar a propriedade posteriormente. 

Os bens imóveis podem ser desde terrenos vazios sem previsão de construção, como edifícios, shoppings e centros comerciais. O termo especulação imobiliária gira em torno da valorização que o imóvel pode ganhar futuramente, ou seja, é a expectativa que o valor de mercado de bens comprados tenha um aumento até a próxima negociação e com isso gere lucro ao investidor. 

Valorização do imóvel e da região

Um dos fatores mais importantes para que o investimento seja rentável e traga um bom retorno financeiro é a valorização do espaço geográfico entorno do imóvel. A valorização pode acontecer por meio da construção e abertura de estabelecimentos comerciais nas redondezas, e do desenvolvimento da área. 

A questão da mobilidade urbana também se relaciona com a valorização. A implantação de de ciclovias, criação de linhas e corredores de ônibus garantem boa valorização da região em que o imóvel está localizado. Esse fator se relaciona bastante com grandes metrópoles, pois, quanto maior a cidade, maior é a circulação de pessoas e a relevância da mobilidade urbana. 

Com isso, a construção de um empreendimento numa região, por exemplo, consequentemente, há um aumento nas atividades da região, o que gera mais empregos e também atrai novos consumidores e moradores. Logo, a atenção de investidores e empreendedores é atraída, pois percebem o potencial da área, podendo assim, elevar o valor dos imóveis. Por isso a especulação imobiliária trata-se de uma ‘aposta’. 

Por que a especulação imobiliária afeta os negócios? 

A valorização dos imóveis costuma levar um tempo para ocorrer, ou seja o lucro não é imediato. Por isso, muitos investidores apostam em terrenos vazios, aguardando assim a região ter maior infraestrutura para iniciar uma construção. Ou mesmo, muitas vezes os investidores constroem imóveis em regiões menos povoadas, para que assim o valor do metro quadrado seja menor, e com a valorização lucrem no investimento.

A especulação imobiliária afeta muitos os negócios e principalmente o local onde é realizada, nesses casos o solo é a mercadoria e está sujeito às flutuações do mercado imobiliário. 

Em cenários de crise, quando o mercado não está favorável a investimentos, é possível que os investidores nem mesmo iniciem a construção. Alguns investidores não simpatizam com a ideia de se investir pela especulação imobiliária, pois é um investimento que conta apenas com a expectativa que o imóvel valorize, por isso é muito importante estar atento ao comportamento do mercado. 

Vale a pena investir por essa modalidade?

Todo investimento exige uma tomada de decisão com base em um risco. É preciso analisar se vale ou não a pena investir pela especulação imobiliária. Outra questão importante a ser considerada é que para se investir por especulação imobiliária em um imóvel ou terreno, é preciso de um capital bem mais alto do que em outras modalidades. Muitas vezes, essa forma de investimento restringe quem consegue participar desse estilo de aplicação. 

Para investir no mercado imobiliário é preciso estudar possibilidades. Pode ser que em alguns casos a especulação imobiliária ajude, mas em outros é possível que o investidor seja prejudicado por ela, pois como falamos acima, a valorização de um imóvel e região não é imediata, nem o lucro. É preciso investir de forma técnica pautada por conhecimento de especialistas, por isso, contar com um auxílio de um corretor de imóveis de confiança é tão importante. 

Conte com a Maisonave para realizar o seu investimento imobiliário com confiança. Atuamos há 15 anos no mercado de venda de imóveis na Grande Florianópolis.