fbpx
Blog

Já planejou o financiamento?

Como se planejar financeiramente para a casa nova?!

Comprar uma casa exige grandes planejamentos e investimento de alguns esforços. Uma das principais tarefas é se preparar financeiramente para esse feito. Afinal, nem todo mundo pode bancar uma casa ou apartamento à vista. Felizmente existem meios para suprir essa demanda.

Os financiamentos geralmente são a melhor saída para quem quer casa nova sem precisar entrar com um grande investimento inicial. Mas ‘quanto preciso gastar por mês?’ ‘Por quanto tempo eu pagaria meu imóvel?’, ‘Afinal, vale a pena financiar?’ As respostas para essas perguntas conferimos aqui.

 

Primeiramente, o que é um financiamento?

Como muitos podem pensar, não se trata apenas de um simples empréstimo. Um financiamento precisa ter uma finalidade específica e o valor acordado deve ser destinado inteiramente ao patrimônio que está sendo adquirido. Além disso, não é possível financiar o valor integral do produto, uma entrada é exigida do comprador interessado.

Claro, a renda líquida mensal é considerada no momento de fazer o financiamento e o teto da parcela mensal é estabelecido de acordo com ela. Ele pode ser feito através de instituições financeiras e uma taxa de juros é acrescida ao valor inicial.

 

Organize-se.

Por mais que possa parecer leve e seguro, um financiamento pode ser uma porcentagem do seu salário que causa grande impacto na sua tranquilidade financeira. Como geralmente as parcelas são pequenas comparadas ao valor total do patrimônio adquirido, ela acompanhará você por longos anos – estamos falando de décadas -, por isso esteja preparado.

Tenha ciência do seus gastos mensais e como eles podem ser mais conscientes e ter direcionamento funcional. Também é necessário contar com imprevistos e ter uma renda separada para eventualidades. Esses fatores podem parecer inatingíveis considerando a realidade da maior parte das pessoas. No entanto, pequenos gastos podem gerar custos inimagináveis, por isso não tenho medo de colocá-los na ponta do lápis. No melhor dos casos, algumas parcelas do financiamento podem ser quitadas antes do esperado.

 

Mas vale a pena?

Afinal, vale a pena financiar um imóvel? Considerando que o valor demandado para uma casa própria é dificilmente atingível, o financiamento acaba sendo a solução mais palpável para muitas pessoas.  Não significa que não haja outras, mas dificilmente serão tão acessíveis quanto.

Claro, a compra de um imóvel depende do estilo de vida de quem o adquire. Vale ponderar se faz sentido investir no financiamento ao invés de viver de aluguel. A verdade é que, apesar da porcentagem do valor na entrada, a mensalidade paga para a instituição financeira será, provavelmente, facilmente equiparada ao valor de um aluguel.

O que achou do post? Você acha que faz sentido investir em um financiamento? Explore nosso site e comece a avaliar as oportunidades de casa nova.

Ainda está com dúvidas sobre financiamento e quer comprar um imóvel? Chame a gente no WHATSAPP que nossos consultores podem te ajudar!


Ps.: Nosso Marketing estava meio nostálgico e inspirado nos desenhos da infância, vão desculpando o setor até o próximo post 😉

 


Related posts

Compartilhe por email!