Se você que está pensando em adquirir uma mansão e está com dúvidas sobre o que deve ser avaliado antes de fechar a compra, a leitura deste artigo é essencial. Como é uma decisão muito importante e envolve um grande aporte de investimento, elaboramos um checklist para ajudar você a saber quais pontos devem ser avaliados por você antes de comprar um imóvel de luxo. Confira abaixo!

1. Localização:

A localização é um dos fatores mais importantes de ser avaliado antes de comprar um imóvel, pois isso conta muito para a valorização dele. Verifique as redondezas do bairro, e imagine o seu dia a dia neste local, questões simples como ter estabelecimentos comerciais, escolas, bancos e mercados próximos contam muito para a sua praticidade e também para a valorização do imóvel. Uma localização privilegiada proporciona maior liquidez na venda do imóvel, influenciando a valorização. 

Imóveis de alto padrão assim como mansões, devem estar rodeados por outros imóveis do mesmo nível. Se o imóvel estiver localizado numa região perigosa, dificilmente será bem avaliado. 

2. Segurança:

Assim como a localização, outro fator que importa muito é a segurança do imóvel, ainda mais tratando-se de mansões. Além de avaliar se o condomínio conta com serviço de segurança 24h, busque informações com a vizinhança da região. 

Além disso, a privacidade é outro fator atrelado a segurança que deve ser levado em conta. Em grandes centros onde as construções verticais prevalecem é importante verificar se isso pode prejudicar a vista ou a privacidade do imóvel. 

3. Área do imóvel:

Esta questão irá mostrar se o imóvel oferece ou não o conforto que você precisa. Fique atento a algumas características, como a distribuição da planta, a quantidade e tamanho dos cômodos, além das dimensões dos espaços de convivência e da extensão de área privativa do imóvel. É interessante fazer o cálculo do custo do metro quadrado baseado nos imóveis ao redor, este pode ser um dos pontos para ser negociado o preço do imóvel com o corretor. 

4. Orientação solar:

Este tópico merece bastante a sua atenção, pois a posição do imóvel em relação à luz solar, depende muito da região em que o imóvel está localizado. Há quem prefira imóveis com incidência solar predominante na parte da manhã, e outros que preferem o sol da tarde. 

Em cidades úmidas, principalmente na região litorânea, a necessidade da insolação é maior, pois nessas regiões é muito comum o aparecimento de mofo em paredes e móveis. Além disso, para quem tem alergia é um aspecto bastante desagradável.

Lembre-se de avaliar a localização solar de cada cômodo, pois isso influencia na conservação dos móveis, e demais objetos como paredes, cortinas e etc. Imóveis voltados para a direção norte no hemisfério sul recebem sol o dia todo durante o inverno e menos sol no verão.

Para avaliar esta questão é interessante visitar o imóvel em diferentes horários para se certificar que atende a sua necessidade de incidência solar. 

5. Condomínio:

O condomínio é um quesito que deve ser bastante levado em consideração ao comprar sua mansão. Alguns condomínios oferecem várias vantagens com ampla área de lazer, com bicicletário, área fitness, piscina, sala de jogos, playground etc. Este item é importante, pois além de trazer mais vantagens para você, também influenciará na valorização do imóvel. 

Para ser considerado de alto padrão, o imóvel deve contar com outras áreas de lazer além de academia e piscina, como quadra poliesportiva, sauna, hidromassagem, piscina coberta, spa, sala de estudos, espaço coworking, entre outros. Quanto mais completas as áreas de lazer maior isso impactará no custo e valorização do imóvel. 

6. Acabamento do imóvel de qualidade:

Como você está à procura de imóveis de alto padrão como mansões, avaliar a infraestrutura do imóvel sem dúvidas é muito importante. Muitos imóveis já vem com mobília, então fique atento a estes itens e também as condições do imóvel. 

A escolha de bons materiais  e acessórios investidos no imóvel por bons profissionais como arquitetos e designer de interiores são alguns dos detalhes que fazem com que o imóvel seja reconhecido como de luxo. Também é importante avaliar se no condomínio há assinatura de arquitetos bons e renomados. 

Estas condições sem dúvidas irão impactar na harmonia do imóvel, que deve ser um local agradável, confortável e que propicie vários espaços de lazer ao morador. 

7. Potencial de valorização do imóvel

Avaliar este item é essencial antes de comprar a mansão. O potencial de valorização de um imóvel trata-se sobre quase todos os itens que foram abordados neste artigo, seja a localização, orientação solar, espaços privativos, a segurança, etc. 

É muito difícil encontrar o imóvel perfeito, mas seguindo nossas dicas será mais fácil ficar atento aos detalhes e acertar na compra do seu imóvel. Definir antecipadamente as características que você precisa, elegendo por ordem de prioridade é uma forma de ganhar tempo na busca do seu imóvel ideal. Além disso, ao chegar com algo em mente é mais fácil o corretor imobiliário que for atender você mostrar as opções similares de acordo com a sua necessidade. 

E então, gostou do nosso artigo sobre o que avaliar em mansões antes de comprar? Se possui alguma dúvida entre em contato com nossos corretores! Estamos prontos para atender você.