Ao iniciar um projeto – seja construção ou reforma – percebemos que muitos são os detalhes que fazem a diferença no resultado final. E com a porta de entrada não é diferente. A atenção aos elementos de cada cômodo fazem parte do processo. 

Com ela você vai trazer o tom certo para sua casa, deixando-a no estilo que você escolheu. Seja moderna ou clássica, por exemplo. A porta de entrada é um item básico de qualquer casa, e hoje em dia, existem os mais variados modelos e materiais. 

Acompanhe a leitura abaixo e descubra tudo o que você precisa saber sobre os mais diversos tipos de porta de entrada. Confira.

 

A utilidade da porta de entrada

Mas afinal, para que serve uma porta? Esse objeto é muito antigo em nossa civilização, e os primeiros registros datam das tumbas egípcias, local onde foi encontrado primordialmente. As ilustrações representavam portas de uma ou duas folhas, feitas de madeira.

O significado da porta naquele contexto era outro, pois naquela época simbolizava a passagem para outra vida. Em contrapartida, hoje, as portas simbolizam a entrada para um lar aconchegante.

Apesar de muitos considerarem a porta um bem banal, ainda não conseguimos viver em uma casa sem porta, não é mesmo? São elas que nos protegem e que nos trazem privacidade, duas coisas essenciais. 

Além disso, elas servem para a nossa segurança e resguardo da residência. Nos protegem do barulho e da sujeira e simbolizam a divisão entre várias áreas da casa. Por fim, ainda fazem parte da decoração, trazendo diferentes aspectos para cada ambiente. 

São itens que fazem muito pela casa e podem conferir status ao local. Uma porta de entrada grande representa sofisticação, enquanto portas em madeira remetem a aconchego e conforto, por exemplo.

 

Diferentes tipos de porta de entrada

As variações são grandes e hoje em dia, esse leque de possibilidades mostra que você pode ir do tradicional ao inusitado, como preferir! Veja abaixo os principais tipos.

 

  • Porta de abrir: modelo mais comum que atende a todo tipo de ambiente e serve tanto para espaços internos quanto externos. Elas protegem contra o vento e luminosidade, e abafam, em parte, os ruídos.  Os estilos e materiais podem ser diversos.
  • Porta de correr: pode ser usada em qualquer ambiente e geralmente é feita em vidro, aço ou alumínio. Seu benefício está em conferir um ar moderno e prático ao ambiente, economizando espaço. Possuem isolamento acústico interessante e como correm para o lado em medida controlada, oferecem bom ajuste de luminosidade.
  •  Porta pivotante: de modelo sofisticado, a porta pivotante costuma ser usada em residência de alto padrão e possui um ar contemporâneo. Resumidamente, ela funciona com um sistema que a faz girar em seu próprio eixo, sem uso de dobradiças.
  • Veneziana: geralmente utilizada em comércio ou garagem, as portas venezianas também podem ser usadas em casas sofisticadas, trazendo assim personalidade. Geralmente com material de alumínio, elas abrem verticalmente com a folha que corre de baixo para cima, sendo recolhida na forma de rolo. Sua grande vantagem é a vedação de luminosidade e ruído. Também ajuda a economizar espaço.
  • Porta balcão: conhecida também como porta janela, costuma ser usada em quartos ou salas para acesso à varanda. Sua vantagem está em permitir ampla abertura para iluminação e ventilação, sendo ideal para casas de praia, por exemplo.

 

Materiais para porta de entrada da sua casa

Independente do modelo, o fator primordial nesse caso é que ela possa ser resistente e segura. Afinal, a porta de entrada é o resguardo da sua residência. Logo, é importante escolher um material que esteja de acordo com a área que será instalada.

 

Alumínio

Material comum e resistente, as portas em alumínio são muito utilizadas também em janelas. São resistentes e não sofrem ação de umidade, sol, ferrugem ou salinidade. Bastante utilizada tanto em ambientes externos quanto internos, pois são de fácil manutenção. 

Seu isolamento a ruídos é mediano e esse material requer cuidado para não sofrer impactos, pois pode mudar o formato ou ficar com marcas.

 

Madeira

De material elegante e resistente, a porta de madeira valoriza sua casa e quando bem cuidada, passando por manutenção de verniz e selamento, é uma ótima opção. Como seu material não pode ser exposto a muita chuva e sol, ela não é a primeira escolha para portas de entrada, servindo mais para ambientes internos. Porém, se aplicado selamento para proteção contra umidade, pode funcionar bem. 

 

PVC

Resiste a impactos, oferece bom isolamento acústico e térmico, tem manutenção simples e é imune à corrosão. O PVC não pode ser pintado, mas oferece grande qualidade e flexibilidade, preservando bem a temperatura interna da residência.

 

Ferro

Com bom custo benefício, as portas de ferro fazem parte das decorações mais modernas, com uma pegada do estilo industrial. Contudo, é mais interessante que seja utilizada em espaço interno, devido a sensibilidade a água, que pode resultar em ferrugem.

 

Vidro

Esse material proporciona versatilidade e proporciona luminosidade aos ambientes. Além disso, funciona bem em modelos de correr e pivotantes. Por serem mais frágeis, precisam de cuidado durante a instalação. Mas, como possuem material impermeável, são resistentes à corrosão.

Agora que você está por dentro de tudo sobre materiais disponíveis no mercado, poderá escolher a porta de entrada perfeita para a sua residência. Temos certeza que com essas informações, o resultado final será gratificante. As nossas casas em condomínio contam com ótimas opções. Você pode vê-las através deste link.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de todas as novidades da Maisonave, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook