Na hora cogitar novos lugares para morar ou investir, algumas dúvidas pairam em nossa mente, não é verdade? Uma delas é sobre o tamanho do imóvel ideal. Como bem sabemos, tudo demanda tempo, planejamento e organização financeira.

Visando facilitar parte desse processo para você, a Maisonave separou neste artigo algumas questões que podem influenciar na hora de decidir o tamanho do imóvel. Veja abaixo quais fatores podem impactar na sua decisão. 

Considere o tamanho da família

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o lar dos seus sonhos vai depender do número de integrantes que a sua família tem. O que significa que quanto maior ela for, mais cômodos serão necessários, visando a privacidade e conforto das pessoas envolvidas diariamente. 

Caso more sozinho, um apartamento pequeno é suficiente para cumprir essa demanda. Entretanto, se costuma receber muitas visitas, seja de familiares ou amigos, é interessante pensar que um quarto a mais vai fazer toda a diferença.

Portanto, parte essencial na hora de escolher o tamanho do imóvel é o planejamento familiar. Muitos casais, por exemplo, não planejam ter filhos. Logo, as necessidades são muito diferentes daqueles que sonham em ter uma ou duas crianças. 

Leve em consideração os seus planos e estilo de vida

Como citado no tópico acima, vale a pena considerar os seus planos para os próximos anos antes de qualquer coisa. Esse planejamento vai te ajudar na escolha do tamanho do imóvel, com chances ainda mais assertivas.

E o estilo de vida, sabe por que ele é importante nesse caso? Os seus hábitos norteiam o seu cotidiano, correto? Isso quer dizer que se você gosta mais da praticidade, de ter tudo ao seu alcance e passa pouco tempo em casa, um apartamento menor faz mais sentido. 

Enquanto quem gosta do contato com a natureza e do campo, acabam por escolher casas maiores e, muitas vezes, mais distantes dos centros urbanos. 

Pense nos animais de estimação

Quem tem um pet, sabe o quanto é especial essa relação, e como ela é capaz de transformar a vida das pessoas que com eles convivem. No entanto, você precisa pensar antes no pet que gostaria de integrar na sua família, pois isso também influencia no tamanho do imóvel.

Alguns animais de estimação de pequeno porte ficam tranquilamente em espaços menores. Enquanto outros precisam de locais maiores para transitar e brincar em todos os cantos. 

No caso dos cachorros maiores como o Labrador, Dálmata ou Dogue Alemão, por exemplo, você pode ter um trabalho extra em um imóvel pequeno. Como sugestão, é interessante pensar em casas com quintal ou apartamentos que possuam área externa.

Avalie a idade dos moradores

Por mais curioso que pareça, cada faixa etária tem necessidades próprias, objetivos e perspectivas diferentes em relação a vida.

Para quem tem mais de dois filhos, por exemplo, dividir o quarto pode causar certas dores de cabeça. Já no caso dos recém nascidos, é essencial ambientar o espaço para que tudo fique o mais prático possível, visando o crescimento da criança naquele ambiente.

Os cuidados serão redobrados se houver idosos na sua família, e é provável que você precise de algumas adaptações no local. Nesse caso, é interessante ter mais de um banheiro, por exemplo. Visto que, é absolutamente normal que os idosos tenham a necessidade de ir mais vezes ao sanitário por questões de saúde. 

Agora que você já sabe como o tamanho do imóvel pode influenciar nas mais diversas questões, tem tudo para escolher o que é ideal para você. 

A Maisonave Negócios Imobiliários conta com uma assessoria completa, visando as suas necessidades para trabalharmos em busca do seu sonho. Caso tenha alguma dúvida, não hesite e entre em contato conosco. Será um grande prazer atendê-lo!

Se você gostou deste artigo e tem amigos ou familiares que também estão indecisos em relação ao tamanho do imóvel, compartilhe esse post em suas redes sociais. E caso queira ficar por dentro do nosso conteúdo e todas as novidades, siga-nos no Instagram e Facebook.