fbpx
Blog

Vale a pena investir em um imóvel?

Aplicação financeira x Investimento em imóveis ainda é um dilema entre coaches de finanças pessoais. Mas, afinal, vale a pena investir em um imóvel?

investidora de imóveis
A economista Laura Pacheco conta um pouco pra gente sobre investimento em imóveis. Foto: Rayanne Pinheiro

Primeiramente, qual o real valor de se adquirir um imóvel? Um dos grandes erros dos especialistas é o de vincular o valor da casa própria apenas ao valor financeiro dela, o que não é uma realidade em grande parte das famílias. Vale considerar os aspectos não financeiros na decisão. E como é simples de entender este fato: quem nunca sonhou onde quer morar? É casa ou apartamento? Quantos quartos? Em qual região?

Encontrar o imóvel dos sonhos é uma verdadeira luta! Agora imagine se, depois de tanto procurar e encontrar o imóvel com toda a estrutura desejada, você não puder mudar a cor das paredes, investir em um mobiliário planejado, alterar a planta, trocar o piso e tantas outras modificações que permitem com que aquele ambiente se transforme em um lar. Não apenas um lar, o seu lar.

imóvel alto padrão
Esse espaço é um bom exemplo de planta modificada, onde a moradora abriu espaço para o sua tão sonhada biblioteca pessoal. Foto: Rayanne Pinheiro

Agora, financeiramente falando, o ganho seria maior com este dinheiro aplicado? Esta questão inquieta principalmente aqueles que não conhecem, ou conhecem muito pouco, o mercado financeiro.

Segundo a economista Laura Pacheco, conseguir bons rendimentos em aplicações financeiras não é tão simples quanto se pensa.

Quando dizem que deixar o valor de compra de um imóvel aplicado e pagar um aluguel é mais vantajoso, muitos não param para pensar em aspectos básicos. Para começo de conversa, não é todo mundo que tem o montante do valor de um imóvel na mão, não é mesmo? Além do que, tendo o valor à vista, o poder de barganha é muito maior na aquisição de um bem. Isso significa que há grandes chances de se comprar algo que vale mais por menos, principalmente quando se trata do mercado imobiliário.

Além disso, de acordo com as informações do Banco Central do Brasil, uma aplicação com rendimento de 100% do CDI no mês de março de 2018 rendeu 0,53%. A verdade é que acreditar nesse ganho mensal em uma aplicação é quase uma ilusão, pois pouquíssimas remuneram 100% do CDI e ainda há impostos e taxas que enxugam, e muito, os rendimentos.

simulação de investimento
Fonte: Banco Central do Brasil

De acordo com o FipeZap, os imóveis em Florianópolis valorizaram 0,43% ao mês no último ano. Isso sem mencionar no potencial que os eles têm em gerar renda de aluguel mensal e um belo extra em aluguéis de temporada e feriados. Ter um imóvel em uma capital com 42 praias tem suas vantagens…

vista cacupé florianópolis
Foto: Rayanne Pinheiro

A verdade é que a maioria das pessoas que atinge grandes patamares de reserva financeira por obter boa parte dos ganhos em rendimentos financeiros são pessoas que conhecem o mercado. Mas que, para isso, já viram muito dos seus investimentos indo embora em apostas mal sucedidas. Isso não é apenas “perder dinheiro”, mas também abalar a serenidade do lar.  

Ser disciplinado na hora de guardar parte da renda não basta. É preciso estudar o mercado financeiro como uma tarefa diária. E é uma erro acreditar que investir em um imóvel exclui a possibilidade de fazer essas reservas.

Acontece que, no fim das contas, praticamente todos os especialistas em finanças pessoais, por mais que orientem seus clientes a liquidarem seus imóveis, possuem casas e apartamentos próprios.

A compra de um imóvel não só é um bom investimento financeiro, também é a conquista de um patrimônio, a  tranquilidade de não pagar aluguel e a alternativa de uma boa renda extra.

 

Quer investir em um imóvel para a vida? Vem dar uma olhada no que temos pra você: https://maisonave.com.br/

Escrito por Olívia Pacheco de Souza


Related posts

Compartilhe por email!